sábado, 28 de maio de 2016

Sintra, visita de estudo no âmbito do estudo da obra "Os Maias"

A visita de estudo a Sintra, que foi feita no âmbito do estudo da obra Os Maias, foi importante para analisar e perceber com mais pormenor e, também ajudou-me a olhar para obra noutras perspetivas.

Quem já leu Os Maias consegue perceber que as descrições feitas sobre Sintra e as suas paisagens caracterizam esta vila como um sítio maravilhoso e muito relevante na obra. Quem tem o privilégio de poder visitar Sintra, tem a possibilidade de confirmar essas descrições feitas por Eça de Queirós.

De facto, a visita foi importante, não só para conhecer Sintra e realmente assistir às grandes paisagens, mas para olharmos para a obra de um perspetiva diferente. Os sítios frequentados pelas personagens que tivemos hipótese de visitar (Lawrence Hotel, Seteais), permitem compreender com mais pormenor o espaço físico e social, apesar das alterações que Sintra já sofreu desde então.

De realçar que, ao longo do percurso, pareceu em alguns momentos estarmos integrados no espaço caracterizado na obra, pois, ainda hoje, é visível o que está escrito n'Os Maias sobre Sintra.

Esta visita teve uma grande relevância para o meu conhecimento acerca d'Os Maias e, como já dito anteriormente, permitiu-me ver a obra de um ponto de vista mais real.


Altinino Tomás Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário